A realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos. Para produzir no utilizador esta sensação, o sistema tem de conseguir estimulá-lo sensorialmente, utilizando diversos dispositivos, como por exemplo, capacete de visualização, luvas de dados, etc.
Neste vídeo, reparamos que o utilizador sente-se dentro do jogo, como podemos reparar ele está a utilizar uns óculos VR, esses óculos parecendo que não transmite-nos a sensação que estamos dentro do jogo, como se tivesse-mos a viver numa realidade paralela.
Realidade Não Imersiva
A realidade não imersiva , ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não-inclusão experimentado pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente. É considerado ambiente não imersivo a visualização de imagens tridimensionais através de um monitor e em que o utilizador interage com os elementos do ambiente virtual através de dispositivos como o rato, teclado e o joystick.
Comentários
Enviar um comentário